Terapia de grupo utilizando anedotas, analogias e metáforas
Sessão de terapia de grupo com presença de nove pacientes. Após quarenta minutos de troca de ideias sobre como encontrar alternativas para combater o estresse.
O terapeuta propõe a indução hipnótica. Experimente acomodar o corpo na cadeira procurando a posição mais confortável para ao seu corpo, ao seu modo e do seu jeito. Feche os olhos e respire fundo três vezes. Aos poucos sinta cada parte do seu corpo, dos pés à cabeça. Após esta introdução com o tempo de duração de aproximadamente cinco minutos o terapeuta contou a seguinte estória.
Eu como psiquiatra, completando quarenta anos de carreira profissional, quarenta anos de psiquiatria, vivo aprendendo. Aprendi muito na faculdade, nos cursos e na pós-graduação.
Mas aprendi muito com os meus pacientes e continuo aprendendo, e aprendo cada dia mais, como hoje aqui nesta terapia quando alguns de vocês citaram formas, maneiras de relaxar, tais como, capoeira, andar a cavalo, usufruir do lugar onde passou a infância, e viajar para a Basílica de Nossa Senhora Aparecida em Aparecida (SP).
Então isto me levou a pensar num fato corriqueiro que aconteceu comigo, quando levei meu carro a oficina para supervisão, e mecânico em tom de brincadeira, tipo uma pegadinha, me entregou uma caixa de ferramenta e me perguntou:
- Doutor o que acabei de te entregar?
- respondi de imediato: uma caixa de ferramenta.
- O mecânico contrapôs - errado. Te entreguei apenas uma caixa, porque dentro dela não tem nenhuma ferramenta. A caixa está vazia, abra para o senhor vê
- - de fato, a caixa está vazia
- - então, agora veja a diferença, vou colocar uma chave de fenda, um alicate e um martelo dentro da caixa, tudo mudou, agora sim o senhor tem uma caixa de ferramenta.
- - Ah sim agora entendi, então é como a vida é necessário ter algumas ferramentas para combater o estresse. Não existe vida sem estresse. Tem que alternar estresse com o relaxamento, e para isto é preciso algumas ferramentas. Com foi exemplificado hoje aqui , nesta sala, alguns preferem a capoeira, outros preferem andar a cavalo ou simplesmente entrar numa igreja e rezar.
Comentários
Use o espaço, mas lembre-se de todas as regras antes de participar!
Por favor leia nossa política de comentários antes de comentar.