Sobre

Pronto Atendimento Psiquiátrico

Era o ano de 1987, estava eu, trabalhando num Centro Regional de Saúde Municipal, em atendimento ambulatorial e de especialidades. Havia outro espaço agregado constituindo um incipiente Pronto Socorro para atendimento às urgências clínicas.

Iniciávamos um Projeto de Saúde Mental Multidisciplinar, Psiquiatra, Psicólogo, Assistente Social, Terapeuta Ocupacional. Certo dia fui solicitado para atender um paciente em crise psicótica. Conduzi o paciente ao Pronto Socorro e recomendei aplicação de sedativo e ato contínuo mantivesse o paciente em espera para observação.

Infelizmente o sedativo não surtiu o efeito esperado e o paciente continuou agitado, levantava da cama, andava de forma ininterrupta nos corredores do Pronto Socorro. Quando o enfermeiro solicitou para que permanecesse na cama e não saísse do leito, o paciente reagiu empurrando o enfermeiro. Imediatamente fui chamado e determinasse a alta com o argumento de que ali não era o lugar para o paciente psiquiátrico.  O paciente deveria ser transferido para o hospital psiquiátrico.

Mais tarde refletindo sobre o episódio, imaginei que seria o momento para criar e instalar um lugar adequado para atendimento de paciente psiquiátrico em crise, onde poderia permanecer um tempo mínimo de observação, período suficiente para debelar ou amenizar o surto e também para dar o suporte aos familiares naquele momento tão complicado. No dia seguinte aluguei uma casa, contratei uma técnica de enfermagem e disponibilizei duas camas em dois quartos separados, assim, iniciava o projeto da clínica de Pronto Atendimento Psiquiátrico.

Atualmente a clínica disponibiliza quatorze leitos para internação. A casa como pode ser apreciada e visualizada na galeria de fotos é muito apropriada para o tratamento de doentes mentais.  Via principal de acesso Rua Benedito Alves Vieira 590, entrada e saída, rampa permitindo a entrada de veículos, facilitando o trânsito de idosos e cadeirantes, aqueles com dificuldade de locomoção.

Afazo dizer que para cada especialidade médica o local e o ambiente de trabalho correspondem ao modo de executar e realizar o tratamento do doente com maestria. A cirurgia exige a existência de bloco cirúrgico equipado, é impensável a prática da ortopedia sem os aparelhos de RX e os exames de imagem, o consultório do oftalmologista disponibiliza computadores sofisticados em analogia a psiquiatria necessita de predicados essenciais. Quando escuto falarem de atender doentes mentais em hospital geral, nas mesmas condições nas quais se atendem pacientes com doenças clínicas, sem nenhuma adaptação e nenhum aprimoramento é lamentável. Por isto A CASA do Pronto Atendimento Psiquiátrico é possuidora de recursos extraordinários para a prática da psiquiatria e da boa saúde mental.