Psicoterapia por analogia – Absorção e reflexão – linguagem hipnótica
Texto: Dr. Júlio César de Almeida Barros
Dr. Júlio César de Almeida Barros Psiquiatra com 36 anos de experiência clínica e formação em hipnoterapia individual e de grupo. Criou e inaugurou o Pronto Atendimento Psiquiátrico em 1987, desde então, adquiriu grande conhecimento e prática em emergências psiquiátricas.
Existem inúmeras formas de lidar com os problemas. Conflitos e estresses existenciais compõem a realidade da vida. Portanto não há vida sem problemas.
A maneira como administramos e solucionamos as turbulências do cotidiano faz toda diferença. Há fases que são verdadeiros tsunamis e noutras épocas parecem um mar de rosas.
Exemplificando:
O paciente diz:
- Estou muito estressado, não consigo dormir, preocupado com a minha mãe. Ela está doente. Hemodiálise três vezes por semana. Acresce o fato de que não tenho tempo para cuidar dela, trabalho de turno, sou casado, tenho duas filhas adolescentes, o meu salário não está dando para as despesas.
Na psicoterapia a abordagem indireta alcança melhores resultados. Então o terapeuta pode comunicar por intermédio da analogia. Digo assim;
- Há pessoas que se comportam como se fossem espelho e outras como se fossem esponjas. Como você bem sabe, o espelho reflete a imagem. Você é julgado pelo que fala, como fala e por sua imagem. O espelho pode ser colocado em várias posições, ao lado, à direita ou à esquerda, de frente ou atrás de você, mais próximo ou mais distante. Quando é colocado ao lado, você enxerga partes, quando é colocado de frente você enxerga o todo. Se o espelho está mais próximo você vê menos e se está mais distante amplia a visão da imagem. A pessoa quando colocada diante do espelho deverá ser capaz de refletir, analisar e conversar consigo mesmo, aquilo que nós chamamos de conheça a ti mesmo.
- De outro modo, outra maneira, outra forma, há pessoas que se comportam como esponja. Pode ser aquela esponja que utilizamos para limpar objetos na cozinha. Observe que é muito importante limpar a sujeira, porém quando utilizamos a esponja ela inicialmente absorve á água, a gordura, e depois você aperta,espreme para tirar os dejetos, e m seguida repete o procedimento. O mesmo equivale para o pano de chão. Ao passar o pano no chão, inicialmente ele enxuga, absorve a água, em seguida você espreme, absorve, espreme, ...absorve, espreme... Há pessoas que apenas absorve todos os problemas da família.
Neste caso como psiquiatra e terapeuta utilizei de três figuras, o espelho, a esponja e o pano de chão, transmiti ao paciente esta analogia, para que o paciente faça a reflexão por si e conclua a situação na qual se encontra. Assim neste contexto denomino Psicoterapia por Analogia.
Comentários
Use o espaço, mas lembre-se de todas as regras antes de participar!
Por favor leia nossa política de comentários antes de comentar.