Padrão de vida versus qualidade de vida

Padrão de vida versus qualidade de vida

A psicoterapia de grupo em algumas ocasiões poderá ser elucidativa, pedagógica, explicar e/ou esclarecer.  O paciente fala para o psiquiatra que a vida está numa correria danada. Muito trabalho e não tem tempo para nada.

O psiquiatra dialoga e pergunta ao paciente o que ele gosta de fazer:

- Gosto de ver filmes, mas ultimamente não tenho assistido. Não tenho paciência. Lá em casa tenho a Netflix. Adoro assistir série. Mas não tenho assistido.

O psiquiatra explica para o grupo:

-  Quanto de nós adquirimos bens, patrimônio e não usufruímos. Se alguém é sócio de um clube, mas não frequenta. A pessoa deixa de usufruir da piscina e de praticar esportes, na verdade, o dinheiro que ganha não viabiliza o prazer. Por intermédio do dinheiro a pessoa possuiu, é proprietária, mas curtir e saborear é uma escolha, uma decisão que vem de dentro da mente. A posse é o primeiro passo, significa padrão de vida. Se antes o indivíduo não tinha carro agora tem, será obrigatório declarar no imposto de renda.  Usufruir daquilo que possui é qualidade de vida.

Entre tantos fatores causadores do estresse é o imperativo do consumo. Comprar é prazeroso, a sensação de adquirir de ter, possuir provoca euforia e bem estar.  Equacionar e ajustar as finanças domésticas não é tarefa tão fácil quanto se pensa. A matemática entre receita e despesas, entrada e saída de dinheiro requer inteligência emocional.

Alguns conseguem manter em nível satisfatório, mas para outros há o pressuposta da insaciabilidade, querer mais e mais.  Para quem ganha bem, bom salário, remuneração alta, o padrão de vida é elevado. Moradia exuberante e bem aparelhada de equipamentos, porém pode ser a custa de muito trabalho e hora extra, não permitindo ao consumidor, ao adquirente o tempo para curtir e saborear o tão sonhado objeto de desejo.  Portanto a qualidade de vida é proporcional a capacidade do indivíduo de saborear.

Incluo aqui a palavra satisfação. Estar satisfeito correlaciona com aceitar, que por sua vez, implica em tentar responder qual  é o limite de cada um. Quando apontamos para o padrão de vida que quase sempre está vinculado aos bens materiais apontamos para ambição, ganância, vaidade. A qualidade de vida aponta para a simplicidade.

Comentários

Use o espaço, mas lembre-se de todas as regras antes de participar!

Por favor leia nossa política de comentários antes de comentar.

Participe da discussão...