A telepsiquiatria no contexto da pandemia do coronavírus

No dia 20 de março de 2020 foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria nº 467 que dispõe sobre a liberação da telemedicina com uma medida de enfrentamento à COVID-19, no intuito de reduzir a propagação do vírus e proteger as pessoas.

A telemedicina trata-se de ações que permite a consulta, monitoramento e diagnóstico à distância, assegurada pela atual tecnologia da informação e comunicação. O atendimento poderá ser realizado, durante o período da pandemia, entre médico e paciente desde que ambos estejam de acordo, sendo garantido ao paciente o sigilo das informações.

O novo coronavírus, denominado por COVID-19, trata-se de uma infecção viral que leva a um quadro gripal e nos casos graves a febre alta e dificuldades para respirar. É um vírus de alta transmissibilidade, o que coloca em risco a vida de muitas pessoas, principalmente da população acima dos 60 anos e àqueles que apresentam doenças clínicas. Através dos estudos e da experiência vivenciada na China as medidas preventivas mais eficazes foram os cuidados de higiene, como lavar bem as mãos e as medidas de isolamento social.

O isolamento social é a medida mais eficaz para reduzir o pico da infecção e permitir aos pacientes infectados a assistência médica necessária. A telemedicina torna-se, assim, um instrumento importante na preservação da vida dos pacientes, bem como, dos profissionais da saúde.

Neste contexto, em que há uma epidemia, é esperado um aumento nas taxas de Transtorno de Estresse pós-traumático além do surgimento ou agravamento de transtorno mentais como transtornos ansiosos e depressivos. Tais transtornos podem ser graves levando à incapacitação funcional ou mesmo ao risco de suicídio.

A telepsiquiatria, ou seja, a telemedicina aplicada a especialidade psiquiátrica, será muito importante para o enfrentamento da limitação da livre circulação das pessoas e das preocupações diante do que estamos vivendo e do que ainda iremos viver nas próximas semanas. Ela permitirá ao paciente, de modo adequado e eficaz, o acesso e a manutenção ao tratamento em saúde mental.

Portanto, neste momento, em que é exigido um esforço coletivo no combate desta epidemia, contem conosco no cuidado de sua saúde mental.

Dra Lídia Dutra Barros.
Psiquiatra do Pronto Atendimento Psiquiátrico.
Entre em contato e agende sua consulta, fixo 31-3761-3731 ou por whatsapp 31-99531-3731

1. 099/2020/ABP/SEC

OFÍCIO CFM Nº 1756/2020 – COJUR