Terapia em Grupo
Dr. Júlio César de Almeida Barros Psiquiatra com 36 anos de experiência clínica e formação em hipnoterapia individual e de grupo. Criou e inaugurou o Pronto Atendimento Psiquiátrico em 1987, desde então, adquiriu grande conhecimento e prática em emergências psiquiátricas.
A terapia de grupo instituída por mim tem algumas peculiaridades que considero interessante e inovador. Trabalho no modo psiquiatria clínica, isto é sintomas, psicopatologia, diagnóstico e tratamento. Antes da consulta individual, sugiro ao paciente participar de sessão de terapia de grupo. Participam de dez a quinze pacientes. Grupo heterogêneo, homens e mulheres adultos acima de dezoito anos de idade, ansiosos, deprimidos, bipolares, psicóticos, esquizofrênicos, dependentes químicos, alcoólatras, idosos, deficientes mentais e acompanhantes.
A sala é bem ampla, cadeiras dispostas em U. Na lateral direita dez e na lateral esquerda sete, ao centro de frente para o terapeuta três cadeiras. Nesta sala possui um computador com internet disponível. Quando entro na sala não tenho em mente um tema específico, permito-me perceber diante da presença dos pacientes algo que conduzirá o diálogo, troca de ideias entre nós, eu como terapeuta diretamente com algum paciente, ou uma conversa entre eles.
Exemplos:
João - Estou muito deprimido.
Psiquiatra- Alguém mais já passou por esta experiência, de sentir deprimido?
Maria - Sim, eu vivo deprimida
Psiquiatra - Podemos aproveitar para explicar um pouco mais sobre a depressão. Vou exibir uma pequena reportagem por intermédio do you tube, sobre a depressão e depois poderemos comentar.
Exibo o documentário sobre depressão, de dez minutos, educativo e didático numa linguagem bem acessível a todos. Terminada a exibição pergunto:
Psiquiatra - Alguém gostaria de comentar
Joana - Tudo que passou aí, e o que estou sentindo. Desanimada, dor no corpo, insônia, não acho graça em nada, sem apetite, pensando em morrer, só penso coisa negativa.
Psiquiatra - Quem mais pensa em morrer.
E a terapia continua com explicações, esclarecimento sobre a depressão.
Comentários
Use o espaço, mas lembre-se de todas as regras antes de participar!
Por favor leia nossa política de comentários antes de comentar.
Os comentários estão fechados.